Monarquia de Mônaco

Princess Charlene of Monaco and Prince Albert II of Monaco appear on the balcony of the Monaco Palace during celebrations marking Monaco's National Day in Monaco on 19.11.2014.

O príncipe de Mônaco é o monarca soberano e chefe de estado do Principado de Mônaco. Até agora, todos os príncipes ou princesas levaram o nome da Casa de Grimaldi, mas diversas outras casas reinaram no principado devido à linhagem masculina dos consortes. O príncipe atual é Alberto II.

Mônaco, junto com Liechtenstein e a Cidade do Vaticano, é um dos únicos três estados na Europa onde o monarca ainda desempenha um papel ativo no dia-a-dia da política do seu país.

O príncipe exerce a sua autoridade em conformidade com a constituição e as leis. Ele representa o principado em todas as relações estrangeiras e em qualquer revisão, total ou parcial, da constituição, devendo ser acordadas de forma conjunta pelo príncipe e pelo Conselho Nacional de Mônaco.

O poder legislativo é dividido entre o príncipe que inicia as leis, e o Conselho Nacional, que vota neles. O poder executivo é exercido pelo príncipe. O Ministro de Estado e o Conselho de Governo são diretamente responsáveis ​​para com o príncipe na administração do principado.

Os poderes judiciários também estão a cargo do príncipe. A atual constituição estabelece que o príncipe possui plena autoridade nas cortes e tribunais, que julgam os casos em seu nome.

Mônaco adota o mesmo método de sucessão que a Espanha. Passa para os descendentes do “Príncipe soberano de Mónaco” de acordo com a preferência do sexo masculino e da primogenitura. A linha de sucessão foi modificada e, nomeadamente, por uma mudança constitucional implementada pela principesca Lei 1, 249, de 2 de abril de 2002, durante o reinado do príncipe Rainier III.

Nos termos da constituição de Mônaco, o filho mais velho do soberano herda o trono, ou a filha mais velha, se não houver filhos. Caso o príncipe reinante morrer sem descendência legítima, a sucessão passa para os irmãos do príncipe soberano e seus descendentes legítimos, utilizando a mesma preferência e a mesma regra. Se um candidato a sucessor falecer ou renunciar à sucessão, a sucessão, no entanto, passa para os legítimos descendentes do sexo masculino, utilizando a mesma regra de preferência. O próximo na linha de sucessão é conhecido como o príncipe herdeiro do Mónaco, com o título de S.A.S).

Se estas regras não forem suficientes para produzir um herdeiro, um conselho de regência toma o poder até que o conselho da coroa escolha um novo príncipe reinante entre os mais distantes descendentes da Casa de Grimaldi. Só pessoas com nacionalidade monegasca são elegíveis.

Atual linha de sucessão:

  •  Príncipe-soberano Alberto II (n. 1958)
    • (1) Príncipe-herdeiro Jacques (n. 2014)
    • (2) Princesa Gabriella  (n. 2014)
      • (3) Princesa Caroline (n. 1957)
        • (4) Andrea Casiraghi (n. 1984)
          • (5) Alexandre “Sasha” Casiraghi (n. 2013)
        • (6) Pierre Casiraghi (n. 1987)
        • (7) Charlotte Casiraghi (n. 1986)
        • (8) Princesa Alexandra (n. 1999)
      • (9) Princesa Estefânia (n. 1965)
        • (10) Louis Ducruet (n. 1992)
        • (11) Pauline Ducruet (n. 1994)
Advertisements

4 thoughts on “Monarquia de Mônaco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s